Você tem fome de quê?
Hoje antes de tudo gostaria que respondesse a seguinte pergunta:
Você tem fome de quê?
Você sabia que existem diversos tipos de fome, e não somente aquela de quando nossa barriga ronca?
Nem sempre a sua fome é fisiológica, vou lhe ajudar a entender este conceito e diferencia-las.
A fome pode se manifestar simplesmente por alguma razão comportamental ou também psicológica.
Entender quais são os tipos de fome que existem é muito importante, assim saberá distingui-las e agir diante a cada uma, lidando com as suas sensações e necessidades. Cuidando do seu corpo de forma tranquila e sem culpa.
Então, vamos lá?
Fome fisiológica x fome psicológica
Vamos começar com a fome fisiológica:
É a necessidade fisiológica de comer. São sinais que o nosso corpo manda quando precisamos comer alguma coisa para sobrevivermos. Comendo nutrientes para realizar suas funções vitais do corpo.
Ela acontece aos poucos, começando com aquele ronco na barriga, tontura, dor de cabeça, irritação… Você, instintivamente, saberá que precisa comer alguma coisa, pois parece que o seu corpo vai “pifar”.
Além da fome fisiológica, existe a fome psicológica que divide em três tipos mais comuns, são eles a fome emocional, a fome social e a vontade. Vou explicar um pouco mais sobre cada uma dessas fomes.
Fome emocional
Ela busca suprir suas emoções e sentimentos com o alimento, é ligada ao afeto. Muito das vezes por causa de ansiedade, restrições alimentares, estresse, de sono ou outros, podemos sentir desejo de determinado alimento!
É aí que entra aquela clássica frase : “eu mereço”. Você acredita que realmente precisa comer algo muito gostoso para tentar resolver alguma angústia interna.
Fome social
A fome social está relacionada a eventos sociais, um momento onde não se tem ou percebe a fome, mas o alimento está ali disponível, como em confraternizações da família, festas, aniversário, entre outras. É aquele sentimento de compartilhar o alimento, de jogar conversa fora enquanto se come e bebe coisas gostosas. O nosso paladar adora novidades! Lembre-se de viver esses momentos sendo mais consciente e menos distraído.
Fome específica ou Vontade
Essa é aquela vontade aparece mesmo quando você não está com fome, diferente da fome fisiológica. É aquela que vem, quando sentimos vontade de sentir determinado sabor, por exemplo, “Que vontade de comer um chocolatinho! ”. A vontade é algo bem específico, ou seja, você sabe exatamente o que quer. Por isso, resolva sua vontade, com prazer, moderação e sem culpa. É melhor do que comer de forma exagerada depois.
Agora que tal começar a prestar mais atenção em que tipo de fome está sentindo?
Você tem fome de quê?
Se for física, coma. Se não for, e você estiver em busca de conforto, busque-o em outro lugar que não seja a comida, como passear com o cachorro, fazer meditação, ouvir música, ver um seriado ou ler um livro ou alguma atividade física.