A contagem e o gasto calórico são importantes, mas a qualidade dos alimentos também

A contagem e o gasto calórico são importantes, mas a qualidade dos alimentos também

A contagem e o gasto calórico são importantes, mas a qualidade dos alimentos também. Além de olhar para as calorias, é importante focar em alimentos ricos em compostos bioativos, como fibras e polifenóis, que são encontrados em abundância em alimentos integrais e frescos — o que chamamos de alimentação baseada em plantas, ou “Whole Food Plant Based”.

Afinal, o que esses compostos fazem pelo seu corpo?

  1. Regulação do Apetite e Saciedade
    Fibras e outros nutrientes desses alimentos promovem saciedade e regulam hormônios ligados à fome, como a leptina e a grelina, ajudando a manter a fome sob controle e a evitar exageros.
  2. Modulação do Microbioma Intestinal
    Alimentos ricos em fibras incentivam a diversidade de bactérias benéficas no intestino, o que favorece a digestão e a absorção de nutrientes, além de produzir substâncias como o butirato, que é benéfico para a saúde do intestino e para a manutenção de um peso saudável.
  3. Ação nas Mitocôndrias
    Esses compostos aumentam a capacidade das células em queimar calorias de forma eficiente, otimizando a produção de energia e melhorando a função metabólica e a sensibilidade à insulina.

Cuidado com os Ultraprocessados!
Dietas repletas de ultraprocessados, ricos em açúcares, gorduras, sal e aditivos, acabam criando um ciclo de consumo excessivo, desregulando o apetite e viciando o paladar. Além disso, prejudicam tanto o intestino quanto o metabolismo. O resultado? Um maior armazenamento de gordura, risco elevado de doenças crônicas e menos energia para o dia a dia.

Quer emagrecer de forma equilibrada e saudável?
Invista em uma alimentação rica em alimentos in natura e minimamente processados. Inclua também a prática de exercícios físicos e dedique atenção à sua saúde mental. Esse conjunto de hábitos é o caminho para o emagrecimento saudável e sustentável! Para uma orientação individualizada e baseada na ciência, conte com o acompanhamento de um nutricionista especialista em emagrecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *