Você sabe a diferença entre Diet, Light e Zero?

diferença entre Diet, Light e Zero?

Light, diet e zero, você sabe diferencia-los? Nos supermercados as prateleiras estão cheias de opções diet, light e zero, mas você não sabe diferenciar cada um? Esses termos, são muito usados em nosso dia a dia, entretanto os consumidores não sabem ao certo o que essa denominação quer dizer. Devido a essas dúvidas resolvi escrever esse artigo para explica-los e auxilia-los na busca por uma vida mais saudável.

Light: É aquele alimento que apresenta redução mínima de 25% das calorias ou de algum nutriente como gordura, açúcares ou sódio, em comparação ao produto convencional. A redução calórica em certos alimentos é muito pequena, nem sempre ajuda na perda de peso. Podem ter valor calórico maior que o convencional.

Diet: É recomendado para dietas especiais, como a de pacientes diabéticos. Os alimentos diet possuem a exclusão total de algum nutriente (açúcares, sódio, gorduras, proteína, etc). Porém não significa que são reduzidos em calorias. Portanto alimentos diet podem ser mais calóricos que os produtos convencionais.

Zero: Alimentos que possuem restrição ou isenção de algum nutriente como o açúcar e redução de calorias em relação ao produto convencional. Mas não quer dizer que o produto não tem açúcar. O produto pode conter algum ingrediente similar.

Aposte no natural

Escolha sempre “comida de verdade” ao escolher os alimentos para a sua refeição, essa é a regra de ouro quando se fala em alimentação saudável. Mas, se tiver que comprar algum produto industrializado, que tal ir nas opções menos prejudiciais à saúde?

Tenha atenção aos rótulos

É de suma importância a leitura dos rótulos. Verifique a lista de ingredientes para compreender a qualidade do produto. Lembrando que o primeiro item que aparecer na lista é que está em maior quantidade. Regra básica, quanto menos ingredientes, melhor é o produto. Evite comprar produtos com uma listagem enorme de ingredientes e nomes difíceis, pois isso significa que não são ideais para consumo e que são alimentos processados.

Lembrando que nem sempre um produto diet, light e zero é um produto saudável e nem todo alimento diet ou zero é bom para quem tem diabetes. Cada caso deve ser avaliado individualmente, portanto é essencial o acompanhamento com o nutricionista.

Partiu ir às compras!

Agora que você conhece a diferença de diet, light e zero e o que está por trás desses alimentos. Você já está preparado para fazer escolhas inteligentes. Para ter sempre uma alimentação saudável, faça o download da minha lista de compras para guia-los ao mercado e fazer compras com agilidade e consciência. Clique aqui e faça o download.