Aprenda a ler os rótulos dos alimentos

ler os rótulos de alimentos

Você tem o costume de ler sempre os rótulos dos alimentos?

Entenda o que você deve analisar antes de comprar ou consumir um produto industrializado.

Boa parte da população se preocupa apenas com a quantidade de calorias descrita nas embalagens, porém sabemos que não são apenas as calorias. O que conta mesmo é analisar a qualidade dos alimentos e suas propriedades nutricionais.

Para começar você sabe o que é rotulo?

Bom, antes de iniciarmos gostaria de saber se você sabe o que é rótulo e para que serve?

O rótulo é toda e qualquer informação referente a um produto que esteja transcrita ou estampada na sua embalagem.

Como ler o rótulo?

o que é rotulo?

Por isso separei algumas dicas importantes do que você deve saber na hora de verificar o rótulo dos alimentos, assim você poderá escolher melhor o que leva para a sua casa.

Vamos lá!

%VD

O %VD significa o percentual de valores diários e indica quanto o produto apresenta de nutrientes para uma dieta de 2.000 kcal.

Porção

Fique atento ao tamanho das porções. Nem sempre as informações são da embalagem toda, mas apenas de uma parte dela!

Lista de ingredientes

Os ingredientes aparecem na ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é o que está em maior quantidade no produto e o último é o que está em menor quantidade. Redobre à atenção quando o açúcar e as gorduras constarem no começo da lista.

Normalmente, quanto menos ingredientes melhor o produto.

Portanto, se procura um pão integral, por exemplo, veja se o primeiro ingrediente é realmente a farinha integral.

Prazo de validade

Este é um item muito importante, que normalmente passa despercebido, verifique sempre a validade do produto.

Quantidade de Sódio

Presente nos alimentos industrializados principalmente em embutidos, seu consumo em excesso pode propiciar o aumento da pressão arterial. Se a quantidade de sódio for superior a 400 mg em 100 g do alimento, é considerado um alimento rico em sódio.

Gordura TRANS

Olhos bem abertos na lista dos ingredientes, pois quando a embalagem apresentar zero de gordura trans irá significar que o alimento é livre dela. Mas, se no produto estiver escrito “gordura vegetal hidrogenada”, contém gordura trans. Esse tipo de gordura pode ocasionar uma série de prejuízos à saúde em geral.

Fibra alimentar

Se a quantidade de fibras é de pelo menos 2,5g por porção o alimento já possui uma boa fonte de fibras. Para ser considerado realmente rico em fibras, ele deve ter pelo menos 5g por porção.

Valor energético

São as tão famosas calorias (Kcal) costumam ser o primeiro alvo de atenção das pessoas. Boa parte da população se preocupa apenas com as calorias. Não leve em consideração somente a quantidade de calorias, pois outros componentes devem ser avaliados para saber se o produto é a melhor opção a ser consumida.

Muito importante, na hora de escolher um produto no supermercado compara-lo com outros alimentos similares, assim você fará escolha mais saudável e de forma consciente!

Viram como é de suma importância avaliar e ler os rótulos?!

Faz parte da reeducação alimentar aprender a fazer boas escolhas e para isso é imprescindível que você tenha conhecimento do que realmente está comprando para o consumo.

Dica da nutri

Quanto mais natural melhor!!! Uma alimentação saudável e equilibrada é baseada em alimentos naturais, sem modismos ou radicalismos. O equilíbrio é a chave para o encontro do nosso equilíbrio físico e emocional.